Parambos é uma freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães, distando cerca de sete quilómetros para Ocidente da sede do município, próximo da estrada que segue para a estação do Tua.

Sobre o seu passado não abundam as indicações, embora se possa falar em povoamento pré-romano na região, mas só depois da formação da nacionalidade é que aparecem dados sobre a povoação. O primeiro povoado terá sido em Santa Marinha, mas a abundância de formigas naquele local ditou a mudança para a actual aldeia de Parambos.

População: 314 habitantes (Censos 2001).

Área: 10,56 km2.

Orago: S. Bartolomeu.

Festas e romarias: S. Bartolomeu (24 de Agosto). Noite dos bombos (23 de Agosto). Festa de Misquel (22 de Agosto).

Actividades económicas: Agricultura e pecuária, com destaque para a produção de maçã, vinho, castanha , abóbora, marmelos, amoras, figos e framboesas.

Quanto a comércio e construção civil, existem na freguesia três cafés, um estofador, uma carpintaria, um tanoeiro, uma padaria, um electricista, uma serração, apicultura e um alambique.

A nível industrial, merece realce a empresa "Os Doces da Puri e Etc". Fundada em 1995, aproveita a fruta biológica local para oferecer uma gama alargada de compotas, biscoitos doces e salgados, vinagres de frutas, mel e ainda a inovadora e apetecível "Essência de Vinho".

O nome da freguesia é também o mote para um produtor de vinhos, que criou a marca Para-Ambos.

Outros produtos de reconhecido sabor efectuados na freguesia são o azeite e o mel.